TEXTO:
“ALFABETIZAÇÃO”.
Refletindo sobre o que a criança pensa a respeito de ler e escrever
Doris Pires Vargas Bolzan
Novembro/2010.
Doris Bolzan, professora universitária, Mestre em Educação que trabalha no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria no Rio Grande do Sul propõe, nesse artigo, uma reflexão sobre a necessidade dos educadores se conscientizarem de suas importantes funções no processo de alfabetização.
A autora enfatiza a tese de que o professor é o mediador que observa a necessidade individual da criança no sentido da construção e evolução da escrita e de suas hipóteses considerando suas experiências trazidas de seus contextos e proporcionando um ambiente dinâmico e motivador, o que ela chama de “ambiente alfabetizador” que proporcione situações onde a criança possa construir o seu processo de leitura e escrita.
Seu argumento é reforçado por citações de Goodman, de seu livro, “Como as crianças constroem a leitura e a escrita”, e idéias de Cagliari em “Diante das Letras” e ainda Teberosky em “Aprendendo a escrever”.
Sua reflexão sugere que o educador precisa avançar nesse conhecimento buscando os diferentes tipos de literatura e compartilhando suas experiências bem sucedidas na alfabetização.