sábado, 12 de março de 2011

Comentário sobre: “ CONTO DE ESCOLA” de Machado de Assis



O texto de Machado de Assis contempla a descrição detalhista na movimentação de um aluno do seu espaço físico caseiro até o ambiente escolar, com uma riqueza de movimentos, sons e localizações que faz o leitor tornar-se presente no cenário da estória.
A citação de nomes das ruas, a descrição da qualidade e do estado dos prédios na visão de quem caminha localiza o leitor dentro do texto, como se observasse de uma das janelas dos mesmos.
O tempo é medido e comentado em escalas proporcionais na medida em que, o sentimento se desenvolve na ação do personagem. Os pensamentos são observados, considerando o tempo em que lhes são necessários à sua recepção e decodificação.
Quanto à metodologia do mestre, trata-se de uma época em que o ensino era traduzido de forma a atender às expectativas de uma sociedade que adotava práticas adultizadas, que não levavam em consideração à necessidade real dos alunos, ou seja, no tempo em que fora escrito o conto, o crescimento individual do aluno não era o alvo do ensino, mas os interesses de uma sociedade que pleiteava por uma adequação política em sua realidade, por isso a desatenção ao sujeito e ênfase no método.
Em seu relacionamento os alunos demonstram, atitudes comuns a inúmeras gerações de alunos.
A troca de saberes, a relação de ciúmes, o fácil desenvolvimento intelectual de alguns em detrimento da dureza de raciocínio de outros, são estas questões que fazem parte do relacionamento de alunos de toda a história da humanidade.
O que se diferencia nesse contexto, é o tratamento que o educador dá a esses relacionamentos. A maneira que ele desfruta dessas ações para proveito pedagógico ou não.
No conto, ao professor não lhe era interessante observar as ações dos alunos para produzir o conhecimento, na sua ótica ele já existia e o que cabia aos alunos era a observação e a memorização de tais preceitos.
Uma visão ultrapassada em nosso tempo. O que o aluno vivenciou poderia ter sido ampliado e compartilhado a todo o grupo desse contexto, inúmeras lições e vários conhecimentos. O grande diferencial é que se aquele professor vivesse em nossa época, seria mais flexível e aproveitaria o fato  para  proporcionar muitos ensinos e os aplicaria a todos, causando assim, outra reação nos alunos, ao invés de ira e indignação e fuga da escola como se observou no texto, a curiosidade e interesse em conhecer mais .
Metodologia à parte, a grande característica de Machado de Assis tem que ser destacada. A sua capacidade, de escrever e concentrar o leitor dentro do cenário e provocar-lhes sentimentos dentro da trama, é única e sensacional.
Não apenas como educadores, ao observar descrição de aspectos educacionais, mas, muito mais como leitores, os textos de sua autoria podem ser descritos como envolventes e internalizadores de convicções e idéias. Vale à pena ler Machado de Assis.







FONTES DE REFERÊNCIA
ASSIS, Machado de. “Conto de escola”. Disponível em 10/03/2011, ás 09h13min em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua000191.pdf.

2 comentários:

  1. Machado de Assis é Sensacional! Olha você,hein? Fazendo uma resenha crítica a Machado de Assis... Parabéns! Ficou bem abalizada sua resenha. Gostei da abordagem e do enfoque.

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  2. Obrigada pelas palavras, vindo de você, fico lisonjeada!

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